25 de mar. de 2009

Para um bom entendedor...


"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas."


(Clarice Lispector).

Outro dia li uma frase de Clarice Lispector (com o tempo vocês perceberão que essa é uma autora constante em minha vida...) que dizia assim:

"E quando acaricio a cabeça de meu cão - sei que ele não exige que eu faça sentido ou me explique..."

Parece simples, engraçada... mas, mais uma vez, me absorvi em pensamentos que me fizeram chegar a seguinte conclusão:

Tenho muito o que aprender com meu cão! Somente os animais são realmente felizes! Eles dão amor e, o melhor de tudo, aceitam o amor que recebem...

Por que será que temos o tempo todo que nos explicar? Não seria tão mais fácil simplesmente agir, fazer o que temos vontade?

As pessoas estão sempre buscando uma resposta pra uma atitude, um sentido pra tudo... e depois reclamam de como a vida é complicada! Não! A vida não é complicada, nós a complicamos o tempo inteiro, simplesmente porque não podemos nos acostumar com o que é simples... não podemos aceitar que uma pessoa nos abrace simplesmente porque sentiu vontade. Isso é constrangedor!

Talvez, se fizessemos tudo o que nos desse na telha (respeitando aos outros, é claro), teríamos relacionamentos mais verdadeiros, felicidades mais completas.

Estamos sempre nos sentindo vazios, buscando eternamente a felicidade, um amor... Mas eles podem estar bem ao seu lado e você nem perceber simplesmente por não conseguir sentir, pelo fato de ter que buscar sempre mais. Buscar tudo o que já foi catalogado.

Temos tanta sede de mudar o mundo, que não conseguimos mudar a nós mesmos... queremos tanto consertar tudo o que está errado, que acabamos estragando o que está certo.

Nos preocupamos demais com o que o outro pensa a nosso respeito. Deixamos de fazer e falar tantas coisas que realmente queremos, por medo.

Quebrar a cara não mata senão a ansiedade! Falo por experiência própria.

Falar demais cansa. Explicar demais estraga. Recear demais amarga.

Quantas vezes deixamos de ligar no dia seguinte com medo de que percebam que temos sentimentos?!? Mas não deveria ser ao contrário??? Infelizmente não é assim... e só perdemos com isso, porque de duas uma: Ou vai dar certo e perdemos tempo com formalidades e atitudes padronizadas pela sociedade, ou perdemos tempo esperando por algo que não vai dar certo!

Se alguém deixa algo no ar nós logo começamos a buscar a verdade que falta, quando cabe a nós tentarmos preencher as entrelinhas...

Carpe Diem!

Muitas de mim...

"Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim". "Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato". (Clarice Lispector).
Difícil me definir. Me entender é tarefa para poucos... Nem eu me entendo por completo. Posso dizer que sou complexa... E qual seria a graça em ser singela?!?
Sou uma mulher de fibra com jeitinho de menina...
Inconstante. Posso Explodir de alegrias hoje e me recolher ao meu silêncio interminável amanhã.
Pensativa. Adoro tudo o que me faz pensar. Penso em hoje, nos muitos “ontens” que vivi e nas muitas possibilidades do meu futuro (esse já é meu amigo íntimo). Penso mais do que devo e menos do que anseio.
Sonhadora. Sonhos são sempre bem vindos, independentemente de se estar acordada... Acredito que eles sejam vitais para a alma. Sonho com um amor pra vida toda!
Impaciente. "Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos", tenho pressa. Mas consigo me entregar aos momentos... como eu gostaria de poder fazer o tempo parar... adoro deitar na rede e ficar olhando as estrelas. Ah se elas pudessem falar...
Fiel. Para quem já se esqueceu (aposto que são muitos) ser fiel é ser verdadeiro, leal, não trair... Fidelidade é essencial em minha vida! E caso você participe dela, certamente cobrarei isso...
Ingênua. Ainda acredito nas pessoas. Mas não se engane! Modéstia a parte, sou inteligente.
Guerreira. Luto por meus ideais e só desisto quando os alcanço (ou quando resolvo mudar de ideais, rs). Brigo para que se faça justiça, em todos os sentidos. Advogada por encargo, mas é por amor que busco essa Justiça... para aqueles que acreditam, creio ser esta minha missão na Terra. Tenho toda a força do Universo para lutar contra tudo e contra todos se acreditar estar certa. Mas preservo a delicadeza... até me permito chorar (e como choro, caio em prantos... nada como um desabafo consigo mesma!).
Dramática. Posso dar um sentido mais amplo ou menos importante aos fatos do que realmente eles representam... Mas tudo não passa de um capricho... charminho! Eu tenho plena consciência do que me cerca...
Tímida por natureza, mas atrevida o suficiente quando necessário.
Tenho um coração grande, mas uma boca maior ainda. Falo muito! De tudo e com todos. Posso ser muito persuasiva quando quero.
Mas também respeito o silêncio, ouvir é mais importante. Se me vir quieta, me deixe! Estou conversando comigo mesma.
Aquariana, prezo muito pela liberdade. Não abro mão dela! Nunca tente me prender, em nenhum sentido. Preciso do meu espaço e respeito o espaço dos outros.
Gosto das coisas certas, mas confesso que as erradas também me atraem muito!
Erro muito, muitas vezes cometo os mesmos erros. Mas me levanto e acabo aprendendo... "Aquilo que não me mata me fortalece"!
Apaixonada sempre, por tudo, até pelo o que não faz sentido se apaixonar. Mas não tenho a pretensão nem a intenção de viver apenas o que faz sentido!
Adoro ser surpreendida... surpresas sempre me encantam, mas nunca, nunca mesmo, me avise quando uma estiver por vir, pois sou curiosa demais para esperá-la!
É, diria que sou tudo isso, mas que posso ser exatamente o oposto... depende de quando e como você me vir...
Diria que sou muitas de mim, que sou uma infinidade de possibilidades!
Mas posso afirmar que "aquilo o que Eu não sei é a minha melhor parte"!