23 de jun. de 2010

O que não é amor...

Encontrei esse texto na internet e gostei muito.

"Já se falou tanto em amor, amizade e paixão... Que tal falarmos do que não é amor?

Se você precisa de alguém para ser feliz, isso não é amor. É CARÊNCIA.

Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amado, e ainda diz que confia nessa pessoa, mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais, isso não é amor. É FALTA DE AMOR PRÓPRIO.

Se você acredita que "ruim com ela(e), pior sem ela(e)", e sua vida fica vazia sem essa pessoa; não consegue se imaginar sozinho e mantém um relacionamento que já acabou só porque não tem vida própria - existe em função do outro -isso não é amor. É DEPENDÊNCIA.

Se você acha que o ser amado lhe pertence; sente-se dono(a) e senhor(a) de sua vida e de seu corpo; não lhe dá o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmar seu domínio, isso não é amor. É EGOÍSMO.

Se você não sente desejo; não se realiza sexualmente; prefere nem ter relações sexuais com essa pessoa, porém sente algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor. É AMIZADE.

Se vocês discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor. É DESEJO.

Se seu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; sua temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas em pensar na outra pessoa, isso não é amor. É PAIXÃO.

Agora, sabendo o que não é amor, fica mais fácil analisar, verificar o que está acontecendo eprocurar resolver a situação. Ou se programar para atrair alguém por quem sinta carinho e desejo; que sinta o mesmo por você, para que possam construir um relacionamento equilibrado no qual haja, aí sim, o verdadeiro e eterno amor.

Meu pai disse-me um dia:

"Filho... você terá três tipos de pessoa na sua vida:

- Um AMIGO, aquela pessoa que você terá sempre em grande estima, que você sabe que poderá contar sempre; que bastará você insinuar que está precisando de ajuda e a ajuda está sendo dada;

- Uma AMANTE, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar; que fará com que você flutue e nada importará quando vocês estiverem juntos;

- Uma PAIXÃO, aquela pessoa que você amará, desejará incondicionalmente, às vezes nem lhe importando se ela lhe quer ou não, e talvez ela nem fique sabendo disso.

Mas, se você conseguir reunir essas três pessoas numa só - pode ter certeza meu filho: - Você encontrou a felicidade."

Augusto Schimanski

22 de jun. de 2010

Um conselho...

Conta uma lenda indígena que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda de um velho feiticeiro da tribo e pediram:

- Nós nos amamos e queremos ficar juntos. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?

E o velho, emocionado, ao vê-los tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:

- Há o que possa ser feito: Nuvem Azul deves, apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida. E tu, Touro Bravo, deves caçar, também, apenas com uma rede, a mais brava de todas as águias e trazê-la para mim, viva!

Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão.

E o feiticeiro postou-se na frente da tenda para esperar os dois amantes com as aves.

O velho constatou que eram verdadeiramente os formosos exemplares que ele havia pedido e ordenou:

- Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Soltem-nas amarradas para que voem livres.

Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno.

Minutos depois, irritadas pela impossibilidade de voar, as aves se atiraram uma contra a outra, bicando-se até se machucarem.

E o velho disse:

- Jamais esqueçam o que estão vendo, este é o meu conselho.

Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a ferir um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.

Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas.

24 de fev. de 2010

Oração dos Paulistanos


Em decorrência das chuvas contínuas e devastadoras que estão desabando sobre São Paulo, cansei de me estressar comentando as consequências terríveis, como trânsito, alagamento, etc, e fiquei com vontade de fazer uma brincadeirinha, elaborando uma oração para os paulistanos.

Me inspirei em brincadeiras já feitas aos estudantes, paraquedistas, bêbados, etc.

Procurei no "Google" para ver se já existia alguma, mas não encontrei. Assim, me senti à vontade de elaborar uma, sem ser acusada de plágio.

Fiquem à vontade para usá-la, caso gostem! Só não se esqueçam de colocar o nome da autora (o meu no caso! rs).

Apesar de nós brasileiros gostarmos de fazer piada de tudo, não podemos nos esquecer que essas chuvas têm representado uma tragédia, com mortes de centenas de pessoas, perdas materiais, sonhos, etc.

Apesar de ninguém ter culpa da chuva cair, nossos políticos deveriam usar melhor o erário e investir mais na limpeza da cidade, infra-estrutura, etc, mas principalmente em educação, para o povo aprender a não jogar lixo na rua e a cuidar da nossa cidade.

Enfim, é isso. Espero que gostem!



Oração dos Paulistanos


Chuva nossa que estais no Céu

Moderadas sejam vossas gotas

Não venha a nós o dia inteiro

Sejam breves as tempestades

Não caia na Terra, fica no Céu

O trânsito nosso de cada dia não aumentai hoje

Perdoai as nossas sujeiras

Assim como perdoamos os nossos metereologistas

Não nos deixei sair sem guarda-chuva

E nos livrai de todo alagamento

Amém.

(Michelle Franco)