27 de jun. de 2012

O Começo de um recomeço

Após tanto tempo sem escrever aqui, decidi voltar e tentar escrever o máximo que puder, para poder colocar pra fora aquilo que não consigo dizer a ninguém pessoalmente.

Tanta coisa se passou desde a minha última postagem e não me cabe aqui fazer um resumo da minha vida.

Venho enfrentando uma depressão há algum tempo e os remédios não estão me ajudando muito. tenho tido algumas recaídas, às vezes é só uma tristeza, outras me entrego totalmente ao desespereo.

Confesso que muitas vezes tenho vontade de dormir e não acordar nunca mais. O que me dá força de continuar são meu sobrinhos que eu amo tanto e o medo de causar tanto sofrimento para a minha família.

Há um tempo atrás estava estudando para prestar o concurso dos meus sonhos: passar no Ministério Público do Estado de São Paulo. mas ultimamente não tenho tido vontade nem concentração para estudar.

Já quase não saio de casa, quase não tenho amigos, estou desempregada e já nem sei mais o que fazer da minha vida. Me sinto um peso morando com a minha mãe, com todo mundo pagando as minhas contas e muitas vezes jogando isso na minha cara.

É, está difícil.

Hoje tomei duas decisões. A primeira é que resolvi fazer regressão para tentar resgatar memórias perdidas da minha infância (quem sabe até de outras vidas), e quem sabe entender alguns medos e problemas que eu tenho e nem sei de onde vêm. A segunda foi afastar e terminar de vez a amizade que eu tinha com duas pessoas que eu considerava muito mas que na verdade não davam a mínima pra mim. Sempre estive ao lado delas e no momento em que mais preciso nenhuma delas está ao meu lado... nem um telefonema se dão ao trabalho de dar.

Chega! Está na hora de virar a página e tirar do meu caminho pessoas que me fazem mal.

Espero que esse seja um bom recomeço e que possa, enfim, começar a levar uma vida mais leve, animada para voltar a estudar e ser feliz.


23 de jun. de 2010

O que não é amor...

Encontrei esse texto na internet e gostei muito.

"Já se falou tanto em amor, amizade e paixão... Que tal falarmos do que não é amor?

Se você precisa de alguém para ser feliz, isso não é amor. É CARÊNCIA.

Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amado, e ainda diz que confia nessa pessoa, mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais, isso não é amor. É FALTA DE AMOR PRÓPRIO.

Se você acredita que "ruim com ela(e), pior sem ela(e)", e sua vida fica vazia sem essa pessoa; não consegue se imaginar sozinho e mantém um relacionamento que já acabou só porque não tem vida própria - existe em função do outro -isso não é amor. É DEPENDÊNCIA.

Se você acha que o ser amado lhe pertence; sente-se dono(a) e senhor(a) de sua vida e de seu corpo; não lhe dá o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmar seu domínio, isso não é amor. É EGOÍSMO.

Se você não sente desejo; não se realiza sexualmente; prefere nem ter relações sexuais com essa pessoa, porém sente algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor. É AMIZADE.

Se vocês discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor. É DESEJO.

Se seu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; sua temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas em pensar na outra pessoa, isso não é amor. É PAIXÃO.

Agora, sabendo o que não é amor, fica mais fácil analisar, verificar o que está acontecendo eprocurar resolver a situação. Ou se programar para atrair alguém por quem sinta carinho e desejo; que sinta o mesmo por você, para que possam construir um relacionamento equilibrado no qual haja, aí sim, o verdadeiro e eterno amor.

Meu pai disse-me um dia:

"Filho... você terá três tipos de pessoa na sua vida:

- Um AMIGO, aquela pessoa que você terá sempre em grande estima, que você sabe que poderá contar sempre; que bastará você insinuar que está precisando de ajuda e a ajuda está sendo dada;

- Uma AMANTE, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar; que fará com que você flutue e nada importará quando vocês estiverem juntos;

- Uma PAIXÃO, aquela pessoa que você amará, desejará incondicionalmente, às vezes nem lhe importando se ela lhe quer ou não, e talvez ela nem fique sabendo disso.

Mas, se você conseguir reunir essas três pessoas numa só - pode ter certeza meu filho: - Você encontrou a felicidade."

Augusto Schimanski

22 de jun. de 2010

Um conselho...

Conta uma lenda indígena que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda de um velho feiticeiro da tribo e pediram:

- Nós nos amamos e queremos ficar juntos. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?

E o velho, emocionado, ao vê-los tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:

- Há o que possa ser feito: Nuvem Azul deves, apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida. E tu, Touro Bravo, deves caçar, também, apenas com uma rede, a mais brava de todas as águias e trazê-la para mim, viva!

Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão.

E o feiticeiro postou-se na frente da tenda para esperar os dois amantes com as aves.

O velho constatou que eram verdadeiramente os formosos exemplares que ele havia pedido e ordenou:

- Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Soltem-nas amarradas para que voem livres.

Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno.

Minutos depois, irritadas pela impossibilidade de voar, as aves se atiraram uma contra a outra, bicando-se até se machucarem.

E o velho disse:

- Jamais esqueçam o que estão vendo, este é o meu conselho.

Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a ferir um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados.

Libere a pessoa que você ama para que ela possa voar com as próprias asas.

24 de fev. de 2010

Oração dos Paulistanos


Em decorrência das chuvas contínuas e devastadoras que estão desabando sobre São Paulo, cansei de me estressar comentando as consequências terríveis, como trânsito, alagamento, etc, e fiquei com vontade de fazer uma brincadeirinha, elaborando uma oração para os paulistanos.

Me inspirei em brincadeiras já feitas aos estudantes, paraquedistas, bêbados, etc.

Procurei no "Google" para ver se já existia alguma, mas não encontrei. Assim, me senti à vontade de elaborar uma, sem ser acusada de plágio.

Fiquem à vontade para usá-la, caso gostem! Só não se esqueçam de colocar o nome da autora (o meu no caso! rs).

Apesar de nós brasileiros gostarmos de fazer piada de tudo, não podemos nos esquecer que essas chuvas têm representado uma tragédia, com mortes de centenas de pessoas, perdas materiais, sonhos, etc.

Apesar de ninguém ter culpa da chuva cair, nossos políticos deveriam usar melhor o erário e investir mais na limpeza da cidade, infra-estrutura, etc, mas principalmente em educação, para o povo aprender a não jogar lixo na rua e a cuidar da nossa cidade.

Enfim, é isso. Espero que gostem!



Oração dos Paulistanos


Chuva nossa que estais no Céu

Moderadas sejam vossas gotas

Não venha a nós o dia inteiro

Sejam breves as tempestades

Não caia na Terra, fica no Céu

O trânsito nosso de cada dia não aumentai hoje

Perdoai as nossas sujeiras

Assim como perdoamos os nossos metereologistas

Não nos deixei sair sem guarda-chuva

E nos livrai de todo alagamento

Amém.

(Michelle Franco)

24 de jul. de 2009

Não sei...

Hoje eu sonhei com você. Acordei com anseio de amar.

Não lembro exatamente quem é você. Acho que nem te conheço. Mas você faz parte de mim. Sempre fez.

Talvez você seja eu. Aquela parte de mim que escondi há tanto tempo que nem lembrava que existia. E que tenho medo. Talvez não seja nada, ninguém.

No sonho você representava o amor. Mas não esse amor carnal que costumamos sentir... era algo que transcende a qualquer sentimento... mais parecia uma amor fraterno, que acalma, alivia, dá esperança... será você meu anjo da guarda?

São "engraçados" esses sonhos... Eles permanecem. Insistentemente eles permanecem. Não sei se gosto, pois agora, ele não tem mais a força... agora ele é só saudade. E essa saudade sufoca, pois você quer lembrar de algo que não aconteceu, de alguém que você nunca teve, quer viver o que não é possível de se viver. O bom da saudade é alimentar a emoção do reencontro... mas apenas quando ele é possível. Senão, a saudade passa a ser pra sempre, até morrer - você ou ela.

Neste momento você se tornou pontos de reticência, talvez por culpa minha... o meu medo pode ter te impedido de continuar. Não sei o que faço desse sentimento que me toma, porque nem ao menos sei o que ele é.

Só sei que fiquei com vontade de amar.

Vontade de Amar

Encontrei esse texto na internet e simplesmei me identifiquei demais com ele...

"Dizem que por amor a gente muda; quisera eu uma única vez que o amor pudesse mudar. Que a simplicidade de amar voltasse à idéia inicial; que a vulgarização do belo não se tornasse essa vontade de amar.
O amor cai no coração desse todo; o todo me incomoda. É ridículo o amor da massa; me faz enojar.
Quisera eu o amor do antigo; do velho. A simplicidade como forma de simplicidade; o gesto como a perfeição do momento. Ah! É desse amor que falo. É desse amor que quero. Não o mesmo que todos sentem e dizem amar. Não! Não é esse amor. Te amo se tornou comum; os sorrisos se tornaram vulgares. Não! O amor não quer ser amado assim.
Então que acabe o amor e recomece uma vez mais. A primeira vista seja pra todo sempre; a despedida seja somente no fim. E que todo sempre nunca venha acabar. O amor é eterno; muito maior que qualquer sonhar.
Que todo ato de sentimento seja completo, e nenhuma palavra complete o que faltar. Faça-me o amor! Seja o amor também! Um braço só não consegue abraçar; uma boca só não pode beijar.O amor exige mais! Quer mais! Não há promessas, muito menos perdões.
O coração é grande, então não o torne pequeno. Não despreze o que é perfeito; o que faz realmente amar. Se não podes voar, não empeça os outros de tentar.
O amor exige asas, e é com verdadeiro amor que se consegue voar.
Digo que mudaria por amor se o amor pudesse mudar, e voltasse a ser realmente amor e não essa vontade de amar". (Meck)

14 de jun. de 2009

Lembranças

Outro dia estava arrumando o quarto e encontrei minha caixa de cartas. Não quis abrir.

Sempre achei isso muito tentador, mas sempre estive um passo a frente da tentação. Até que hoje ela me alcançou! Muitas lembranças, boas e ruins.

Uma delas, escrita há muitos anos, me tocou muito. Não era uma carta recebida, mas uma deixada de enviar. Era uma carta de amor... um trecho me chamou muita atenção, não sei exatamente o porquê, pois hoje em dia mais me parece uma dessas cartas cafonas que a gente escreve quando se está apaixonada. Talvez seja exatamente por isso que ela sempre permaneceu comigo, nessa caixa abandonada... Aí vai:

"... Você pode ser o rosto que eu não esquecerei, um traço de prazer ou de arrependimento, talvez meu tesouro ou o preço que tenho que pagar. Você pode ser a música que o verão nos cantou, talvez o frescor que o outono deixou, ou mesmo centenas de outras coisas..."

"... No espaço de um dia, você pode ser a bela ou a fera, a fartura ou a fome. A cada dia pode se transformar num paraíso ou num inferno. Você pode ser o espelho do meu sonho, um sorriso refletido na água. Também pode não ser o que parece ser dentro dessa sua 'concha'..."

"... Você sempre parece tão feliz na multidão, com os olhos tão pessoais ou tão orgulhosos... mas que não podem ser vistos quando choram..."

"... Pode ser o amor que não se espere que dure! Pode vir para mim como sombras do passado, que me lembrarei até o dia em que eu morrer. Você deve ser a razão para que eu sobreviva, o motivo de eu estar viva... de quem eu cuidarei na alegria e na tristeza. Eu acolherei o seu riso e suas lágrimas e os guardarei como minha peça mais rara! Por onde você for eu tenho que estar..."

Michelle Franco.