25 de mar. de 2009

Para um bom entendedor...


"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas."


(Clarice Lispector).

Outro dia li uma frase de Clarice Lispector (com o tempo vocês perceberão que essa é uma autora constante em minha vida...) que dizia assim:

"E quando acaricio a cabeça de meu cão - sei que ele não exige que eu faça sentido ou me explique..."

Parece simples, engraçada... mas, mais uma vez, me absorvi em pensamentos que me fizeram chegar a seguinte conclusão:

Tenho muito o que aprender com meu cão! Somente os animais são realmente felizes! Eles dão amor e, o melhor de tudo, aceitam o amor que recebem...

Por que será que temos o tempo todo que nos explicar? Não seria tão mais fácil simplesmente agir, fazer o que temos vontade?

As pessoas estão sempre buscando uma resposta pra uma atitude, um sentido pra tudo... e depois reclamam de como a vida é complicada! Não! A vida não é complicada, nós a complicamos o tempo inteiro, simplesmente porque não podemos nos acostumar com o que é simples... não podemos aceitar que uma pessoa nos abrace simplesmente porque sentiu vontade. Isso é constrangedor!

Talvez, se fizessemos tudo o que nos desse na telha (respeitando aos outros, é claro), teríamos relacionamentos mais verdadeiros, felicidades mais completas.

Estamos sempre nos sentindo vazios, buscando eternamente a felicidade, um amor... Mas eles podem estar bem ao seu lado e você nem perceber simplesmente por não conseguir sentir, pelo fato de ter que buscar sempre mais. Buscar tudo o que já foi catalogado.

Temos tanta sede de mudar o mundo, que não conseguimos mudar a nós mesmos... queremos tanto consertar tudo o que está errado, que acabamos estragando o que está certo.

Nos preocupamos demais com o que o outro pensa a nosso respeito. Deixamos de fazer e falar tantas coisas que realmente queremos, por medo.

Quebrar a cara não mata senão a ansiedade! Falo por experiência própria.

Falar demais cansa. Explicar demais estraga. Recear demais amarga.

Quantas vezes deixamos de ligar no dia seguinte com medo de que percebam que temos sentimentos?!? Mas não deveria ser ao contrário??? Infelizmente não é assim... e só perdemos com isso, porque de duas uma: Ou vai dar certo e perdemos tempo com formalidades e atitudes padronizadas pela sociedade, ou perdemos tempo esperando por algo que não vai dar certo!

Se alguém deixa algo no ar nós logo começamos a buscar a verdade que falta, quando cabe a nós tentarmos preencher as entrelinhas...

Carpe Diem!

Um comentário:

  1. Ah como eu gostaria de não precisar me explicar!!! De não fazer sentido!!! Adorei! Um beijo.

    ResponderExcluir